O novo Terminal Vasco da Gama, integrado no plano de investimentos da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), está avaliado em 701 milhões de euros, num pacote que prevê um total de 1,2 mil milhões de euros até 2035. O concurso internacional deverá contemplar uma concessão estimada em 560 milhões de euros.
De acordo com o presidente da APS, Pedro do Ó Ramos, citado em nota de imprensa a propósito do encontro Porto Maritime Week, organizado pelo “Transportes & Negócios”, este estudo visa evitar que se repita o cenário de 2019, quando o concurso internacional para o Terminal Vasco da Gama ficou deserto devido à pandemia de covid-19 e à exigente componente de investimento.
Durante a conferência, que decorre no Porto até 26 de setembro, Pedro do Ó Ramos destacou a “vantagem competitiva da localização de Sines, que atualmente dispõe de mais de 20 rotas semanais para todo o mundo”. Sublinhou ainda a “relevância logística” do porto, classificando-o como “um polo industrial estratégico, com 20 mil milhões de euros de investimento potencial identificado, sobretudo em áreas como o hidrogénio verde e o aço verde”.
Segundo o responsável, a APS decidiu avançar com este estudo de mercado em articulação com o Governo, de modo a recolher contributos junto dos operadores privados e identificar as condições que consideram determinantes para participar na futura concessão. O objetivo, frisou, é garantir que o próximo concurso para o Terminal Vasco da Gama não volta a ficar deserto.
Com o futuro Terminal Vasco da Gama e a expansão em curso do Terminal XXI, o Porto de Sines espera reforçar a sua posição como ‘hub’ logístico global.
Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: Arquivo/D.R.











