Entre 01 de julho e 31 de agosto, residentes e visitantes do litoral alentejano vão voltar a beneficiar de transporte rodoviário diário e gratuito para 11 praias da região. A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alentejo Litoral, refere tratar-se de “um serviço inédito a nível nacional”.
A operação, a cargo dos Transportes do Alentejo Litoral, cobre nove linhas com partidas diárias e em diferentes horários a partir das sedes dos cinco municípios da CIM do Alentejo Litoral – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines –, bem como das localidades de Cercal do Alentejo e Vila Nova de Santo André. O objetivo é reforçar a mobilidade no território e facilitar o acesso às zonas balneares sem recurso ao transporte particular.
Segundo a CIM do Alentejo Litoral, “a utilização do serviço volta a exigir a requisição de um cartão gratuito, através de uma plataforma online”, mas este ano com uma inovação significativa: “o novo cartão permite o acesso a todas as carreiras e para todas as praias, ao contrário do que sucedia em 2024, quando o uso estava limitado a uma única ligação”.
As praias servidas mantêm-se inalteradas em relação ao ano anterior: Comporta, Carvalhal, Pego, Melides, São Torpes, Morgavel, Samouqueira, Praia Grande de Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar. No entanto, destaca-se a introdução de uma nova origem no circuito: “pela primeira vez, haverá uma ligação entre Vila Nova de Santo André e Sines, onde os passageiros poderão fazer transbordo para os autocarros com destino a Porto Covo”, explicou a CIM do Alentejo Litoral.
De Alcácer do Sal partem ligações para a praia da Comporta. Grândola assegura dois trajetos: um para as praias do Carvalhal e do Pego e outro para a Lagoa de Melides. De Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André há carreiras com destino a Sines, com ligações subsequentes para as praias da costa vicentina. O Cercal do Alentejo, por sua vez, é ponto de partida para a ligação até Vila Nova de Milfontes.
A previsão é que, no total, os autocarros percorram cerca de 92.000 quilómetros durante os dois meses da operação, o que representa um aumento de 8% face ao ano passado. De acordo com a CIM do Alentejo Litoral, esta subida justifica-se “pela introdução de novas ligações e pela maior abrangência do cartão de acesso”.
Além do serviço de transporte, o projeto visa reduzir a pressão automóvel junto às praias e contribuir para a mitigação das alterações climáticas. “Pretendemos reduzir os congestionamentos e as emissões de gases com efeito de estufa, incentivando os veraneantes a deixarem o carro em casa”, sublinha a Comunidade Intermunicipal.
O acesso às carreiras está sujeito à lotação dos veículos, que será limitada ao número de lugares disponíveis.