Em comunicado, a Câmara explica que o autarca socialista vai suspender o mandato de forma temporária, a partir de segunda-feira e até dia 18 de maio, data das legislativas.
O presidente “é substituído pelo cidadão imediatamente a seguir na ordem da respetiva lista, no caso concreto o vereador Fernando Ramos que passará a substituir [Nuno Mascarenhas] na qualidade de vice-presidente”, pode ler-se na nota de imprensa.
Fonte da autarquia contactada pela agência Lusa, explicou que Fernando Ramos, neste período entre segunda-feira e 18 de maio, vai liderar o município como vice-presidente e, além dos seus pelouros, assumir os detidos pelo presidente à data da suspensão do mandato.
Nuno Mascarenhas, que está a cumprir o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal de Sines, ocupa o 8.º lugar da lista de deputados do Partido Socialista à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal nas eleições legislativas.
“A suspensão do mandato é temporária e opera-se nos termos do disposto no art.º 9.º da Lei n.º 14/79, de 16/05, na sua redação atual, sendo uma obrigação legal”, explicou a autarquia.
A lista do PS às próximas legislativas pelo círculo eleitoral de Setúbal é encabeçada pelo atual secretário nacional do partido, António Mendonça Mendes. Caso não seja eleito, segundo o comunicado, “Nuno Mascarenhas regressará às funções de presidente da Câmara Municipal de Sines no próximo dia 19 de maio”, um dia depois das eleições legislativas.
As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se em 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo AD, que viu a sua moção de confiança chumbada no parlamento.