Prisão preventiva para suspeito de maltratar família em Viana do Alentejo

Um homem de 45 anos suspeito de crimes de violência doméstica contra os pais e de ameaça agravada contra a irmã e o cunhado, em Viana do Alentejo, ficou em prisão preventiva.

Em comunicado publicado na página de Internet da Procuradoria-Geral Regional de Évora, o Ministério Público indicou que, na sequência da emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito, o MP apresentou a primeiro interrogatório judicial o suspeito da prática de crimes de violência doméstica em Viana do Alentejo.

 O arguido, segundo o comunicado, é “indiciado, como reincidente, pela prática de dois crimes de violência doméstica de que foram vítimas os pais”, de 83 e 74 anos, e ainda de “dois crimes de ameaça agravada, de que foram vítimas a irmão e o cunhado”.

O homem, de acordo com o MP, está “fortemente indiciado que, para satisfazer hábitos aditivos (consumo de álcool e drogas) – mesmo depois de ter sido condenado, em 2016, inclusive com cumprimento efetivo de pena de prisão de três anos e nove meses (inicialmente suspensa na execução e posteriormente revogada em 2020), pela prática do mesmo crime contra os seus pais”. 

“O arguido, depois de ser restituído à liberdade, voltou à prática de maus-tratos, psíquicos e psicológicos, e também contra o respetivo património das vítimas, causando-lhes forte receio na sua integridade física e vida”, adiantou o MP.

Segundo o comunicado, os factos ocorreram em Viana do Alentejo “no período compreendido entre dezembro de 2024 e maio de 2025, inclusive, ameaçando de morte a sua irmã e o marido desta”.

O MP acrescentou ainda que “realizado o interrogatório e verificados os perigos de perturbação do inquérito e de continuação da atividade criminosa, o Ministério Público promoveu aplicação da medida de coação de prisão preventiva, a qual mereceu a concordância do juiz de instrução criminal”.

As investigações prosseguem sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora (2.ª Secção especializada) com a coadjuvação da GNR de Viana do Alentejo.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar