PS acusa Governo de “deixar cair” ampliação do Hospital de Beja

O deputado socialista Pedro do Carmo pediu ao Governo que esclareça por que motivo a segunda fase de ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, não consta do Orçamento do Estado para 2026, já aprovado na generalidade, alertando para “consequências gravíssimas” da ausência do projeto.

Em comunicado, o parlamentar eleito por Beja afirmou que as “consequências são gravíssimas” e lamentou que “o Hospital de Beja não conste na proposta de OE para 2026”.

Pedro do Carmo recordou que foi o anterior Governo socialista quem tomou, em 2023, a decisão de ampliar o Hospital, “através de despacho”, e que, no ano seguinte, foram iniciados “todos os procedimentos para a sua concretização, contando com uma dotação financeira no Orçamento do Estado para 2025”.

O deputado acusou agora o Executivo da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) de “deixar cair” o projeto, uma vez que o investimento não surge entre as obras de saúde previstas no novo orçamento.

No mesmo comunicado, o socialista sublinhou que este é “o único dos investimentos que cai em igualdade de circunstâncias”, notando que “o Hospital do Oeste – que ainda não tem local definido – ou os hospitais de Barcelos e do Algarve continuam a estar na proposta de OE”.

Em agosto de 2024, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Alentejo revelou que a requalificação e ampliação do Hospital de Beja teria um custo estimado de 118 milhões de euros e que as obras poderiam arrancar no segundo semestre de 2026.

Os dados constavam dos estudos técnicos elaborados pela ULS do Baixo Alentejo, que gere o hospital. A 14 de abril deste ano, a mesma unidade de saúde anunciou que o Governo já tinha assinado o despacho relativo ao concurso de arquitetura, especialidades e empreitada para a concretização do projeto.

Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: Arquivo/D.R.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar