Henrique Sim-Sim, presidente da concelhia social-democrata e vereador na Câmara Municipal de Évora, diz que “têm sido reportadas diariamente queixas por parte dos residentes, que denunciam alegados pequenos furtos, tentativas de assalto a viaturas e mesmo intrusões nos quintais e habitações”.
Os episódios, segundo o responsável, “são recorrentes e estão a criar um ambiente de insegurança insustentável para os cidadãos que vivem nesta zona da cidade”.
Ainda de acordo com Henrique Sim-Sim, nos últimos dois dias houve “novos incidentes relacionados com tentativas de assalto a habitações e viaturas estacionadas nestas zonas”, reportados à estrutura partidária.
O PSD de Évora aponta como possível origem deste cenário a presença de “acampamentos ilegais instalados nas imediações, os quais têm sido alvo de sucessivas denúncias por parte da população local”. A situação, refere o partido, não se limita à Malagueira, havendo também “denúncias similares na zona do Alto dos Cucos, quer na Assembleia de Freguesia, quer em Assembleia Municipal”.
Perante este quadro, os sociais-democratas dizem já ter apelado à intervenção das entidades competentes, exigindo respostas rápidas. “O PSD de Évora já apelou, e reitera, à intervenção urgente das autoridades e da Câmara Municipal, exigindo medidas eficazes e imediatas que ponham termo a estas práticas que estão a ameaçar a segurança e a tranquilidade dos residentes destas zonas”, sublinha Henrique Sim-Sim.