Fonte policial indica que a investigação surgiu na sequência de “um número fora do comum” de furtos qualificados associados a lojas e habitações. Foi então iniciado um policiamento “centrado na proximidade, visibilidade e investigação criminal”, que permitiu identificar e constituir arguidos treze (13) indivíduos, suspeito da prática dos crimes.
A mesma fonte indica que na passada segunda-feira, dia 3, “na continuação da intensa ação policial focada em debelar este fenómeno criminal”, a PSP de Évora deteve um indivíduo de 55 anos, suspeito de ter efetuado diversos furtos em residências e estabelecimentos comerciais.
“Ao ter conhecimento de um furto em residência com recurso a arrombamento de imediato foram feitas diligências por parte dos polícias da Esquadra de Investigação Criminal de Évora, tendo sido possível apurar a localização dos objetos furtados na residência e recuperar os objetos furtados, bem como diverso material furtado, em pelo menos dois furtos em estabelecimentos comerciais nesta cidade”, acrescenta a PSP.
Em comunicado, a Polícia acrescenta ter sido emitido um mandado de detenção fora de flagrante delito. Presente a primeiro interrogatório judicial, o homem viu ser-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Já no dia 4 de fevereiro, e na sequência “de uma informação que um grupo de indivíduos de Évora se iria deslocar a Évora-Monte, à residência de um indivíduo preso preventivamente por tráfico de estupefaciente, para furtar o interior da mesma”, a Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Évora deteve cinco pessoas – três homens e duas mulheres – com idades compreendidas entre os 26 e os 38 anos, e apreendeu todo o material furtado, no valor de 1081,89€. Os detidos serão agora presentes a primeiro interrogatório judicial.