Seis restaurantes alentejanos distinguidos pelo Guia Repsol. Um com dois “sóis”

O Guia Repsol, uma cerimónia que pretende celebrar a gastronomia ibérica, distinguiu 194 restaurantes portugueses, entre os quais seis alentejanos. Destes seis, o da Herdade do Esporão recebeu a distinção de dois Sóis [num máximo possível de três]. Foi o regresso do guia a Portugal após nove anos de ausência.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu hoje no Convento de São Francisco, em Santarém, com a presença de entidades governamentais, representantes da Repsol e figuras do setor gastronómico.

Segundo a organização, “do Porto ao Algarve, “passando por Lisboa e pela Madeira”, 194 restaurantes portugueses foram reconhecidos, desde as “grandes casas tradicionais” até “às casas de comida mais simples”.

Entre os premiados, destacaram-se quatro restaurantes que receberam três Sóis, a mais alta distinção do Guia Repsol: Belcanto (Lisboa), de José Avillez; Il Gallo D’Oro (Funchal), de Benoît Sinthon; Ocean (Porches) do chef Hans Neuner, e The Yeatman (Vila Nova de Gaia), de Ricardo Costa.

O restaurante alentejano mais premiado por este guia é o da Herdade do Esporão, também detentor de uma estrela Michelin, com uma aposta numa “cozinha de ‘terroir’, de confeção e interpretação modernas, onde o produto é o centro – alentejano, português, sazonal, da terra”.

Com um Sol surgem outros cinco restaurantes alentejanos: Cavalariça (Alcácer do Sal), Dom Joaquim (Évora), Mapa (Montemor-o-Novo), Mercearia Gadanha (Estremoz), Tombalobos (Portalegre).

O evento, que contou com a presença do presidente da Repsol, Antonio Brufau, do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e de autarcas locais, tem como objetivos “promover e reconhecer a gastronomia e o turismo em Portugal” , “celebrar a gastronomia portuguesa em todas as suas dimensões” e aumentar o turismo, reforçando ligações com Espanha”.

Na cerimónia o presidente da Repsol, Antonio Brufau destacou a “relação forte e recíproca” entre Portugal e Espanha, sublinhando que “2,4 milhões de espanhóis visitaram o país em 2024”.

O líder da petrolífera, que fornece combustíveis em Espanha, Portugal, Peru e México, acrescentou ainda que o guia pretende “fortalecer os laços ibéricos e destacar a extraordinária gastronomia portuguesa”.

Já o secretário de estado do turismo, Pedro Machado, classificou a gala como “um marco para o setor”, salientando o “reconhecimento internacional da cozinha portuguesa”.

María Rittler diretora do guia, enfatizou que esta cerimónia visa “reconhecer o talento da gastronomia portuguesa”, ao passo que o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, destacou que este evento vai contribuir “para atrair mais visitantes ao concelho” ribatejano. 

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar