A Engexpor, uma empresa de gestão de projetos e construção, concluiu a construção do primeiro edifício do Sines DC, desenvolvido pela Start Campus. Localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), o edifício “é um marco que inaugura um dos maiores data centers da Europa, destacando-se pela integração de tecnologia de ponta e soluções sustentáveis”, refere fonte da empresa.
Com uma área de 21.600 metros quadrados, distribuída num único piso, e uma capacidade instalada de 14 MW, o edifício “oferece diversas zonas funcionais”, incluindo áreas informáticas, elétricas, mecânicas e de apoio.
“Este edifício piloto é o menor de um total de seis planeados para o campus, que no seu estágio final contará com 1,2 GW de capacidade instalada e um investimento superior a oito mil milhões de euros”, acrescenta a mesma fonte, segundo a qual a obra “foi resultado de um trabalho coordenado e minucioso liderado pela Engexpor, com a participação de mais de 20 profissionais que asseguraram a gestão do projeto em todas as suas fases”, tendo a execução sido “conduzida com foco na eficiência e no cumprimento dos mais altos padrões” técnicos e de sustentabilidade.
“Este projeto destacou-se não apenas pela sua complexidade técnica, mas também pelo seu impacto global. A dedicação da nossa equipa foi determinante para garantir o sucesso da obra”, afirma Tiago Barros, responsável da Engexpor em Portugal, acrescentando que se trata de “um projeto diferenciador que coloca Portugal na vanguarda da transformação digital e da sustentabilidade”.
Já Rob Dunn, gestor da Start Campus, considera tratar-de de “um marco que posiciona Portugal como líder em inovação e sustentabilidade” e garante estar “a fazer história em Sines, Portugal e Europa, conectando várias geografias na indústria de data centers”.