PUBLICIDADE

Sporting campeão !

O desporto deveria ser uma lição de vida. Muitas vezes, não o é. A responsabilidade é toda nossa, porque preferimos olhar o copo como meio vazio, ao invés de o ver meio cheio. Alexandre de Barahona (texto e fotografia).

O meu copo está cheio porque Sporting Clube de Portugal ganhou o jogo de ontem, e hoje o seu rival na luta pelo título de campeão nacional de futebol, perdeu em Famalicão. Tal não significa que os outros copos estejam vazios, antes ficaram meio cheios, pois temos de reconhecer o esforço e o valor de todos os atletas e agentes desportivos envolvidos. O antigo jogador benfiquista e atual treinador sportinguista Ruben Amorim, tinha desejado que fosse, “o mais rápido possível”! e assim foi.

Faltam duas jornadas para o término do campeonato, mas a vantagem dos leões é suficientemente grande, para que a águia lhe chegue perto. Nem voando, agora.

O desporto foi uma noção aperfeiçoada ao longo dos milénios, com o objetivo para que as pessoas se unissem. Na sua prática e na admiração pelos melhores atletas através dos seus recordes. A Grécia antiga revela essa ideia, e o poeta romano Juvenal escreve aquela frase lapidar: “Mens sana in corpore sanus” significando em latim, uma mente sã num corpo são.  

Contudo as rivalidades são sempre aproveitadas ao longo da história, e o desporto não lhe foi imune. Ainda hoje, assistimos a diversas formas de manipulação em torno do desporto, que provocam dissabores e por vezes com consequências graves.

No entanto assim não deveria ser. Cabe a cada um de nós, entender os princípios e valores do desportivismo, e sabê-los transmitir aos nossos filhos.

Hoje foi a vez do Sporting ser campeão no desporto rei, como há um ano foi o Sport Lisboa e Benfica, e o FCPorto antes disso.

Pelo país, bem como pelo Alentejo todo, os adeptos verde e branco festejam, e como assisti na Praça do Giraldo (em Évora) entre uma multidão em festejos, passou uma motocicleta com dois adolescentes trajados de encarnado, gritando SLB! A brincadeira não passou disso mesmo, porque nem os motociclistas eram provocadores, nem os restantes queriam perder a alegria do momento. Saber ganhar e saber perder, faz parte integrante do desporto.  

Na redação do Alentejo Ilustrado também existe rivalidade clubística, mas raro é falar-se disso, porque há coisas mais importantes. Dito isto, este ano ainda restam dois jogos, mas o título está entregue. E bem entregue, digo eu, que sou leão !

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar