Terminou o sonho. O Elvas perde (0/2) e é eliminado da Taça de Portugal

O Tirsense tornou-se hoje a primeira equipa do quarto escalão do futebol português a chegar às meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer no reduto do Elvas por 2-0, em encontro entre duas equipas do Campeonato de Portugal.

O Tirsense fez história na Taça de Portugal em futebol, ao tornar-se a primeira equipa do quarto escalão a chegar às meias-finais, com um triunfo por 2-0 na casa de O Elvas, outra equipa do Campeonato de Portugal.

Júnior Franco a acabar a primeira parte, aos 45+2 minutos, e Daniel Rodrigues a começar a segunda, aos 53, selaram o apuramento dos nortenhos, que vão disputar o acesso à final, a duas mãos, com Benfica e Sporting de Braga,

Os visitantes entraram melhor no jogo e criaram os primeiros lances de perigo, mas os da casa acordaram com um contra-ataque em que o defesa Jorge Silva foi obrigado a fazer falta, e equilibraram a partida.

O Tirsense, com ataque organizado e posse de bola, voltou, pouco depois, ao domínio, criando sempre muitas dificuldades ao O Elvas, enquanto a equipa da casa apostava sobretudo em transições rápidas e no jogo direto.

Quase sem oportunidades claras de golo, os visitantes acabaram por se adiantar no marcador no último lance do primeiro tempo.

Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para o médio Bernardo Mesquita, que cruzou para o interior da área adversária, encontrando Júnior Franco, que, sozinho, cabeceou para o fundo da baliza.

A segunda parte começou como terminou a primeira, com os visitantes a marcarem. Aos 53 minutos, Daniel Rodrigues fez o 2-0 com um remate de longe, que ainda bateu no poste direito, após um corte da defesa contrária para zona proibida à entrada da área.

Numa das melhores oportunidades para o Elvas, o médio João Bandeira rematou ao lado, quando estava sozinho na zona do penálti.

Em vantagem, o Tirsense geriu o jogo, mas não abdicou de atacar, enquanto O Elvas, já na parte final, mais com o coração do que com a cabeça, desperdiçou vários lances para, pelo menos, reduzir a desvantagem.

O adversário do Tirsense nas meias-finais será decidido jogo entre Benfica e Sporting de Braga, marcado para quarta-feira, às 20h45, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Jogo no Campo Domingos Carrilho ‘Patalino’, em Elvas.

Elvas – Tirsense, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Júnior Franco, 45+2 minutos.

0-2, Daniel Rodrigues, 53.

Equipas:

– O Elvas: Pedro Victor, Júnior Babatude (Baffour, 45), Mamadu Djaló, Rubén Cardoso, Clésio Gomes (Henrique Cavalcante, 64), Harruna (Gonçalo Cabral, 79), João Bandeira (Luís Dias, 64), Lewis Enoh, Franco Almara (Edu Vieira, 79), Desmond Nketia e Lucão.

(Suplentes: Hugo Mosca, Russel Sandio, Emerson Gomes, Edu Vieira, Baffour, David Freire, Luís Dias, Henrique Cavalcante e Gonçalo Cabral).

Treinador: Pedro Hipólito.

– Tirsense: Tiago Gonçalves, João Martins, Jorge Silva, João Pedro, José Pereira, Júnior Franco, Bruno Carvalho (Rui Maia, 85), Daniel Rodrigues (Gonçalo Cardoso, 90+3), André Fontes (Túlio, 85), Bernardo Mesquita (Giovanni, 71) e Júlio Alves (Alex Reis, 71).

(Suplentes: João Matos, Gonçalo Cardoso, Rui Maia, Alex Reis, Diogo Nascimento, Giovanni, Túlio, Óscar Monteiro e Chico).

Treinador: Emanuel Simões.

Árbitro: João Pinto (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jorge Silva (09) e Franco Almara (42).

Assistência: Cerca de 5.500 espetadores.

Fotografia | Nuno Veiga/Lusa

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar