A produção de queijo de Borba, uma das principais atividades económicas deste concelho, vai estar em destaque na Feira do Queijo, que decorre até domingo, no polidesportivo daquela aldeia.
“Terra rica de sabores e tradições, o concelho de Borba festeja a Páscoa com um certame dedicado aos produtos regionais de excelência, em especial o queijo”, realça a autarquia, recordando que o queijo tem “expressão máxima” na freguesia de Rio de Moinhos, onde laboram cerca de 15 queijarias familiares, que “produzem queijo de ovelha e misto, à base de ancestrais métodos de fabrico”.
Além da promoção do queijo tradicional do concelho, a iniciativa, organizada pelo Município e pela Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, destina-se também a promover outros produtos regionais, como vinho, enchidos, azeite, pão, doçaria e artesanato.
O certame integra a programação da Cidade do Vinho 2025, título que é partilhado pelos municípios de Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal, com o mote “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”.
A Cidade do Vinho 2025 vai estar presente no certame com um ‘stand’ próprio, onde irão decorrer apresentações e degustações dos vinhos de produtores e adegas da região da Serra d’Ossa.
O programa da feira inclui animação musical, com destaque para as atuações de Os Cantadores, na sexta-feira, às 22h30, Micaela, no sábado, às 21h30, e um Arraial Académico, com Mário Moita e os Seistetos, no domingo, às 15h30.
A organização indicou ainda que o programa integra dois momentos de cante, um na tarde de sexta-feira, com a atuação de três grupos de cantadores e cantadeiras, e o outro no sábado, durante a iniciativa “Fazer as 11”, em Rio de Moinhos, com a participação de dois grupos.
Animação de rua, folclore, atuações de grupos de dança e de artistas de Rio de Moinhos, animação com dj, provas e degustação de produtos regionais e gastronomia são outros atrativos do evento.