Estas detenções, divulgadas num comunicado da PJ, foram efetuadas, na terça-feira, por elementos do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal desta polícia, no cumprimento de mandados de detenção e condução a estabelecimento prisional.
Fonte policial explicou que estes dois homens, de nacionalidade estrangeira, já tinham sido detidos anteriormente pela PJ e presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo então ficado sujeitos a medidas de coação não privativas da liberdade.
Agora, referiu a mesma fonte, o procurador do processo promoveu a aplicação da medida de coação de prisão preventiva, que mereceu a concordância do juiz, pelo que foram emitidos os mandados de detenção e condução a estabelecimento prisional.
No comunicado, a PJ indicou que os dois arguidos são suspeitos da coautoria de dois crimes de tentativa de homicídio e detenção de arma proibida, ocorridos no dia 08 de abril de 2024, na zona de Ermidas do Sado, concelho de Santiago do Cacém.
Nessa data, adiantou, um grupo de pessoas, dos quais faziam parte os agora detidos, deslocou-se à zona de Ermidas do Sado para cobrar uma suposta dívida a dois cidadãos, também estrangeiros, colocando-se em fuga após as agressões.
“Face às agressões de que foram alvo, as vítimas, de 30 e 31 anos, correram risco de vida e permaneceram internadas em unidade hospitalar durante alguns dias”, assinalou a PJ.
No âmbito deste caso, já foram detidos sete alegados agressores, todos de nacionalidade estrangeira, dos quais quatro se encontram em prisão preventiva, a aguardar julgamento.