Durante a inauguração da Estação Náutica de Moura, que envolveu um investimento de 2,2 milhões de euros, Pedro Machado lembrou que o Alentejo é das regiões do país que apresenta “indicadores de crescimento mais consolidados e mais relevantes”, com taxas acima da média nacional.
“O Alentejo cresce acima dos dois dígitos”, sublinhou o secretário de Estado, lembrando que os dados do INE relativos ao primeiro trimestre do ano chegam a apontar para taxas de crescimento, nalguns municípios, na ordem dos 20%.
“É uma região pujante, que está em crescimento e é uma região cada vez também mais competitiva e mais atrativa”, acrescentou Pedro Machado, destacando a menor dependência face ao mercado nacional, por contraponto com a “maior relevância” dos mercados externos.
Já quando à Estação Náutica de Moura, fala numa “nova imagem” da região, um “Alentejo azul” que consegue “manter o seu ADN” ainda que apostando em produtos “mais modernos e contemporâneos”.
A Estação Náutica de Moura – Alqueva é composta por uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas. A plataforma central inclui uma cafetaria, esplanadas e lojas para operadores turísticos, resultado de um investimento conjunto de cerca de 550 mil euros, entre a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (62,11%) e o Município de Moura (37,89%), cofinanciada pelo Turismo de Portugal.
A praia fluvial, designada como Praia do Lago, inclui duas piscinas flutuantes e representou um investimento superior a 1,6 milhões de euros, valor assegurado pela Câmara de Moura, com cofinanciamento do FEDER, no âmbito do programa Alentejo 2020.