Turismo do Alentejo com programação intensa na Bolsa de Turismo de Lisboa

“Um destino com muitos destinos”. Aí está a nova campanha promocional do Turismo do Alentejo, lançada por ocasião da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa na quarta-feira, dia 12, e se prolonga até ao próximo domingo.

Durante a BTL, a maior feira nacional do sector, o pavilhão do Turismo do Alentejo e Ribatejo terá uma programação intensa. A começar logo no dia de abertura, em que a comitiva oficial da inauguração será recebida ao som e ao ritmo das tradições regionais, com atuações protagonizadas por jovens talentos: o Grupo Dos Rouxinóis do Alentejo (Beja), com 14 elementos infantis no cante alentejano; e o Rancho Folclórico de Vila Nova de Erra (Coruche), com crianças e músicos a recriar o emblemático fandango do Ribatejo.

Entre 12 e 14 de março, das 14h30 às 18h, o espaço da BTL ganha ainda mais vida com a presença de personagens icónicas que irão interagir com os visitantes e apresentar-lhes algumas das experiências. Um caminhante da Rota Vicentina, um observador de estrelas, um ciclista do Alentejo, um campino, o cavaleiro da Feira da Golegã e um caminhante dos Caminhos de Santiago do Ribatejo estarão a receber os visitantes do certame.

Pela primeira vez, um restaurante irá representar o destino Alentejo. Caberá ao Alecrim, localizado em Estremoz, levar à BTL os sabores mais característicos do Alentejo. Um dos pontos altos será um jantar com compradores internacionais, a realizar dia 12, considerado pela Entidade Regional de Turismo como “um momento estratégico para apresentação das características diferenciadoras do destino a mais de 200 operadores” e oportunidade “para promover” a Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho.

No centro da ação estará um stand com mais de 1.200 metros quadrados, localizado no Pavilhão 1, que reúne os 58 municípios e 29 empresas da região. “Ao longo dos cinco dias de feira, vão suceder-se iniciativas que celebram a identidade e os projetos estratégicos do território”, sublinha a mesma fonte. 

Assim, entre os dias 14 e 16 de março, o desafio passa pela criatividade: todos os visitantes podem habilitar-se a ganhar uma estadia no Alentejo e no Ribatejo ao escreverem a frase mais original sobre os destinos. “Haverá ainda um miniestúdio ‘chroma’, que permitirá viajar virtualmente por algumas das paisagens mais emblemáticas das regiões”. 

No dia 12 de março, destacam-se algumas iniciativas como a apresentação do Cartaxo – Tradição, Vinha e Vinho (às 12h00) e a apresentação dos Vinhos da Serra D’Ossa – Cidade do Vinho 2025 (15h00). Será também apresentada a Capital Europeia da Cultura – Évora_27 (às 16h00), bem como a Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho, com a presença dos seus embaixadores, Maria João Almeida, do músico Buba Espinho e do humorista Jorge Serafim (às 17h00). 

Para 13 de março estão agendadas várias iniciativas, entre as quais a apresentação do III Festival da Biosfera, pelo Município da Golegã (às 11h00), a apresentação da Feira de São Marcos, pelo Município de Alter do Chão (às 13h00) e a ação Tejo e Património: A Chamusca que Inspira (às 15h00). 

Na sexta-feira irá decorrer a apresentação da Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis – Passeios Felizes em Serpa (às 11h00) da Beja Romana (às 15h00) e da Rede de Percursos Pedestres de Reguengos de Monsaraz (às 14h00). 

O programa completo das atividades que irão decorrer no stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo pode ser consultado em: https://turismodoalentejo-ert.pt/BTL2025.html

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar