Unidade de biometano vai nascer em Sousel e criar 20 postos de trabalho diretos

Uma unidade fabril de produção de biometano vai ser instalada em Sousel, num investimento “inicial de 40 milhões de euros”.

Numa nota publicada na página do Município de Sousel na rede social Facebook, a autarquia explica que se trata de “um projeto inovador” na área das energias renováveis, desenvolvido pela empresa Rega Energy.

A unidade de produção vai ser implementada num terreno junto à vila de Sousel, devendo criar 20 postos de trabalho diretos e 50 indiretos.

“Com um investimento inicial de 40 milhões de euros, a unidade industrial deverá ocupar cinco hectares e deverá entrar em funcionamento em 2028, criando 20 postos de trabalho diretos e 50 indiretos”, lê-se na nota.

De acordo com o município, o biometano será produzido a partir de efluentes agropecuários, oriundos de produções da região, considerando também a autarquia que desta forma reforça-se o “compromisso” do projeto com a economia circular e a sustentabilidade do setor primário.

“O biometano é uma fonte de gás renovável que contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, tornando-se uma solução sustentável para a transição energética. Este projeto posiciona Sousel como um território de referência na produção de energia limpa, promovendo inovação e dinamismo económico na região”, lê-se ainda na nota.

Fotografia | Município de Sousel

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar