A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) alerta para “constrangimentos” no serviço de urgência médico-cirúrgica do Hospital de Beja que se iniciam hoje e se irão manter até à próxima segunda-feira, dia 19.
Fonte hospital indica que “decorrente da dificuldade de elaboração da escala médica”, a urgência apenas receberá admissões de “doentes referenciados”, isto é, que sejam encaminhamos pelo INEM, por outros médicos ou pela Linha SNS 24.
A situação mantém-se no período da noite e madrugada, isto é, entre as 20h00 e as 08h00.
“Antes de recorrer ao Hospital [o doente] deve contactar a linha de apoio SNS 24 ou 112 (em caso de urgência), para que seja orientado de acordo com o grau de gravidade da sua situação”, adverte a administração da Ulsba, reiterando “a importância da população recorrer, sempre que possível e se trate de uma situação não urgente, aos cuidados de saúde primários”
O problema é que alguns centros de saúde do Baixo Alentejo também estão com dificuldades. Os de Alvito, Barrancos, Castro Verde, Moura e Serpa estarão encerrados no sábado. Em Mértola ainda não há médico escalado para a manhã de sábado, o que indicia que também poderá estar sem funcionar. No domingo, todos eles estão encerrados.