O embate de há quatro anos entre Inácio Esperança (do Movimento por Vila Viçosa, liderado pelo PSD) e Manuel Condenado (CDU) ir-se-á repetir, com os dois, de novo, a liderarem as respetivas listas.
Em 2021 o vencedor foi Inácio Esperança que anunciou a recandidatura pois “quatro anos é pouco para implementar tudo” o que foi iniciado neste mandato e “o que já está programado”. A reabertura do Cineteatro Florbela Espanca e o fecho do dossiê da candidatura a Património da Humanidade são alguns dos seus trunfos.
O candidato socialista é Agostinho Arranca, professor e deputado municipal, segundo o qual “as promessas eleitorais continuam por cumprir e a governação desta maioria revela incapacidade para enfrentar novos desafios e apresentar ideias novas”.
Pela CDU, a opção recaiu em Manuel Condenado, que presidiu à autarquia entre 1997 e 2009 e de 2013 a 2021. “Esta candidatura traduz o compromisso que a CDU tem [para] com o concelho, onde ainda é visível o valioso património de intervenção”, diz o partido.
O Chega também irá a votos nas autárquicas, numa lista liderada por Licínio Cardoso, sargento-chefe da Marinha, na reserva desde maio de 2021. “Defendemos uma terra segura, onde a comunidade se sinta protegida e valorizada, queremos que as famílias vivam sem medo, com regras claras e justiça para todos”, refere.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: Nuno Veiga/Lusa/Arquivo











