“Uma das primeiras medidas [se for eleito presidente do município] é restaurar a dignidade de Vila Viçosa”, afirma o cabeça de lista do PS, considerando necessário melhorar “espaços verdes e de lazer, monumentos, espaço público e limpeza”, áreas que, no seu entender, “estão a falhar muito neste mandato”.
O candidato sublinha que “é prioritário fazer com que Vila Viçosa volte a honrar o seu próprio nome, vem de Vale Viçoso e sempre foi conhecida pelos seus espaços verdes, verdejantes e cuidados”, frisando tratar-se de “uma medida de urgência ou quase de emergência”.
Agostinho Arranca alerta ainda que “a população mais jovem foge do concelho”, alegando que em Vila Viçosa “não há onde empregar a população mais jovem com habilitações mais qualificadas, não há habitação, não há creche, não há serviços públicos”.
A solução para travar o despovoamento, afirma, “passa por um conjunto de medidas que se complementam entre si, nomeadamente, por exemplo, disponibilizando mais habitação a preços controlados”. Entre as propostas, destacou a disponibilização de loteamentos para construção de casa própria e a reabilitação de edifícios devolutos, com apoio da autarquia, para reforçar o mercado de arrendamento.
Com “um potencial turístico enorme”, Vila Viçosa não está a ser aproveitada, segundo o candidato, que aponta a existência de “um turismo de passagem”, em que grande parte dos visitantes não pernoita. “Não conseguimos incutir nas pessoas o prazer de ficar em Vila Viçosa durante uma curta estada, porque não há circuitos, não há oferta”, defende, propondo a criação de percursos e ações de divulgação turística.
Licenciado em Educação, Agostinho Arranca, de 58 anos, é professor no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e dirigente do Sindicato Democrático dos Professores do Sul.
Além do socialista, concorrem à Câmara de Vila Viçosa o atual presidente, Inácio Esperança, pela coligação liderada pelo PSD, o antigo presidente Manuel Condenado, pela CDU, e o coordenador da concelhia do Chega, Licínio Cardoso.
Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: D.R.











