O candidato do PS à Câmara de Évora, Carlos Zorrinho, manifestou publicamente o seu apoio a José Luís Carneiro para a liderança do Partido Socialista, sublinhando a importância de uma escolha célere do novo secretário-geral e defendendo que o Congresso do partido se realize apenas depois das próximas eleições autárquicas.
“Apoiei José Luís Carneiro nas primárias do PS e apoio agora a sua candidatura à liderança. Defendo que a eleição do secretário-geral deve ocorrer tão rapidamente quanto possível, e que o Congresso seja agendado para depois das autárquicas”, afirmou Carlos Zorrinho.
Reconhecendo “o esforço, o empenho e a convicção” com que Pedro Nuno Santos desempenhou as funções de secretário-geral, o candidato socialista agradeceu ainda a “dignidade com que analisou os resultados eleitorais e deles tirou as devidas consequências”.
Na sua leitura, os resultados das legislativas mostraram que “sem uma coligação com os cidadãos e com as suas necessidades concretas, inspirada pelos seus valores e pela identidade de partido aberto e transversal, o PS enfraquece-se e claudica”.
Com a lição “aprendida com humildade”, Zorrinho sublinha que é tempo de o PS “se focar agora em campanhas autárquicas alargadas e abrangentes, como a que está a crescer todos os dias com a plataforma Évora Viva no concelho de Évora”.
Para o dirigente, este é “o caminho para o PS resgatar a sua força e manter a liderança autárquica no plano nacional, compreendendo e respondendo aos anseios de uma significativa maioria dos eleitores”.