Campinho volta a dançar – Andanças celebra a cultura “de corpo inteiro”

Mais de 100 atividades estão programadas para a edição deste ano do festival Andanças, que se realiza, de 14 a 17 de agosto, na aldeia de Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz.

Organizado pela Associação PédeXumbo, em parceria com a Câmara de Reguengos de Monsaraz e a União de Freguesias local, o festival promete levar a música e a dança popular de diferentes partes do mundo à aldeia de Campinho, situada perto das margens da albufeira de Alqueva.

O festival Andanças é “uma celebração da cultura de corpo inteiro, onde a dança, a música, a partilha e a sustentabilidade se cruzam em mais de 100 atividades para todas as idades”, salientaram os promotores.

Este ano, o cartaz conta atuações dos artistas Sana Cissokho, do Senegal, e de Ricardo Back Bass, de Angola, e Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco, Balanço do Cais, Tatiana Cobbett – 4rteto e as Raparigas do Groove, todos vindos do Brasil. De Portugal, está prevista a participação de Rita Costa Medeiros, Malino e L.O.B.A.

O programa contempla um encontro ibérico com as Serigosa e música regional com os grupos corais da Casa do Povo d e da Freguesia de Monsaraz, Brisas do Alentejo e Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca de Reguengos de Monsaraz.

Nos bailes ‘folk’, o Andanças vai contar com o Litá Folk Band, da Ucrânia, TriOblique, com músicos de França e Itália, e os italianos Ponente Folk Legacy. A Salto à Rua, Baldio, A Batalha do Modesto Camelo Amarelo, Fulano, Beltrano & Sicrano, Natércia Lameiro, Duo Azare e Ulúa também estão confirmados no festival, além dos dj Swing n’ Smile, Catadiscos, DJ Enrique Matos e Espaço Baião.

Já a oferta formativa, segundo o programa, inclui 22 oficinas de dança, como forró, tango, ‘lindy hop’, ‘bollywood’, salsa, ‘kizomba’, danças romani, afro-brasileiras, orientais, ucranianas e portuguesas.

Oficinas criativas e de instrumentos, conversas, contos, performances de rua, arruadas e um programa especial para famílias, ‘yoga’, ‘tai chi’, ‘biodanza’, visitas guiadas e observação das estrelas são outras das atividades.

Com início em 1996, o festival Andanças junta pessoas de todo o mundo, num espírito de partilha, de encontro e de práticas sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

Caro? O azeite?

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar