A inauguração, no antigo Convento de São Francisco, está agendada para as 18h15 e conta com a presença da presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.
O evento reúne cerca de 20 produtores e vai dar a provar mais de 100 vinhos de altitude, produzidos com as características únicas da Serra de São Mamede. Para além das provas, o programa inclui atuações musicais e colóquios. Em simultâneo, decorre o festival transfronteiriço “Tascas e Bodegas”, que complementa a programação e promove a circulação de visitantes entre as duas iniciativas.
Do programa destaque para a apresentação de novos vinhos, sexta-feira e sábado, a partir das 19h30. Para sábado está agendado um showcooking sobre enoturismo e harmonização vínica (pelas 16h00), seguindo-se uma mesa redonda intitulada “Uma Visão Holística na Produção de Vinhos do Norte Alentejano”, com moderação da professora Graça Pacheco de Carvalho, e a participação dos enólogos Bruno Pinto da Silva e Nelson Martins.
O “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” surgiu em 2021 com o objetivo de dar a conhecer o melhor que a sub-região de Portalegre tem para oferecer – desde vinho de qualidade, à gastronomia, ao turismo e à cultura. Esta sub-região compreende 640 hectares de vinha cuidados por 170 viticultores, representado cerca de 3% da área total da região do Alentejo.
Trata-se de uma das mais pequenas sub-regiões da DOC Alentejo, caracterizada pela altitude, predominância de solos graníticos/quartzo e clima mais fresco, que conferem uma marca distintiva aos vinhos.