“O incêndio foi dominado pelas 01h50 e pouco depois iniciaram-se trabalhos de consolidação e rescaldo”, adiantou fonte da Proteção Civil, acrescentando que esta manhã será feita nova avaliação da situação.
Às 06:20, estavam no local 404 operacionais, com o apoio de 135 meios terrestres.
Na terça-feira, a comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Maria João Rosado, revelou que este fogo, para o qual foi dado o alerta às 09h22 de terça-feira chegou a ter “uma extensão de cerca de 20 quilómetros, com cerca de 40 focos de incêndio distintos”, tendo alguns atingido “dimensões bastante consideráveis”.
De acordo com o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, o fogo terá tido origem no pneu de um camião que se incendiou, lançando focos de incêndio ao longo da EN255, que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.
A informação foi confirmada pela Guarda Nacional Republicana (GNR), segundo a qual o motorista do pesado de mercadorias que transportava madeira, foi constituído arguido pelo crime de incêndio florestal e o caso comunicado ao Ministério Público.
Devido ao incêndio, a circulação rodoviária foi cortada nos troços da EN255 entre Alandroal e a vila de Terena e da Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha, entre outros caminhos municipais.