A garantia surge em resposta a uma pergunta apresentada pelo deputado do PS, Pedro do Carmo, que questionou os “motivos concretos que justificam os sucessivos atrasos na conclusão da empreitada de reabilitação da Ponte da Ribeira do Vascão”. O parlamentar lembrou que os trabalhos, iniciados em setembro de 2024, deveriam ter terminado em novembro do mesmo ano, mas a obra sofreu dois adiamentos, estando agora prevista a sua conclusão para o final de setembro de 2025.
Na resposta, o Ministério reconhece os atrasos e explica que “o desenvolvimento dos trabalhos da referida empreitada foi significativamente afetado por dificuldades que envolveram a empresa adjudicatária”, que se confrontou com “diversas contrariedades na obtenção de rendimentos de trabalho compatíveis com a exigência da obra, devido à escassez de mão de obra qualificada disponível no mercado, mas também devido a vários atrasos na fabricação e entrega da estrutura metálica do novo tabuleiro a instalar na ponte”.
Para colmatar essas dificuldades, o gabinete do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, diz que a empresa procedeu “à subcontratação de serviços a outra empresa com vista à conclusão e transporte para a obra das peças metálicas pré-fabricadas a instalar na Ponte do Vascão, as quais deverão ser entregues antes do final do corrente mês”.
A Infraestruturas de Portugal (IP), entidade responsável pela obra, “tem desenvolvido todos os esforços para que os trabalhos da empreitada da EN122 entre Mértola e Alcoutim decorram com a maior celeridade possível, tendo em consideração a importância desta infraestrutura para os concelhos que a mesma serve”, acrescenta.
Sobre as críticas aos desvios de trânsito implementados, o Ministério afirma que “além da sinalização temporária oportunamente implementada no âmbito do plano de sinalização da empreitada, têm vindo a ser realizados trabalhos de reparação, quer no pavimento, quer nas bermas das vias municipais, incluindo melhoria na marcação horizontal ao eixo”. E refere que “está ainda a ser preparada a instalação de um conjunto adicional de sinais de regulação do trânsito com vista ao reforço da sinalização existente. Trabalhos estes que deverão decorrer até ao final do presente mês”.
Por fim, o Ministério reafirma o compromisso de cumprir o novo prazo de reabertura da ponte: “a IP continua empenhada no objetivo da abertura ao trânsito até final do mês de setembro próximo”.
A requalificação da Ponte da Ribeira do Vascão tem sido aguardada com grande expectativa pelas populações de Mértola e Alcoutim, uma vez que a sua interdição tem gerado constrangimentos significativos, nomeadamente no setor do turismo, restauração e comércio, além de sobrecarregar as vias secundárias da região.