Pedro Miranda: “Évora – 100 palavras. Autárquicas”

A opinião de Pedro Miranda, professor

O concelho de Évora vive uma realidade muito diferenciada no Alentejo. As eleições autárquicas de 2021 deram um novo alento a Évora. Alguns, infelizmente, consideram que a vida política em Évora está demasiado polarizada. O facto de existirem dois vereadores da CDU, dois do PS, dois do PSD e uma vereadora de um movimento independente revela uma vida democrática ativa e participada.

Analisando seriamente os últimos anos de vida política em Évora temos de admitir que o Henrique Sim-Sim e a sua equipa assumiram os seus lugares nos órgãos políticos concelhios, fizeram oposição e propostas. Henrique Sim-Sim assumiu as suas responsabilidades perante o eleitorado como opositor e como desafiador com um novo projeto.

As últimas eleições legislativas deram uma vitória ao PSD no concelho de Évora.

O que se passou? Simples, o resultado é fruto do trabalho do Henrique-Sim-Sim e da sua equipa. A sua persistência, determinação e proximidade resultaram em resultados positivos para a sua candidatura.

As eleições do próximo dia 12 de outubro são um desafio a todos, candidatos e eleitores. A sabedoria popular diz que só colhemos o que semeamos; simples e verdadeiro. Não podemos semear milho e tentar colher tomates.

Neste momento existem muitos cenários para os resultados das eleições autárquicas em Évora, uns baseados em perceções, outros em estudos e outros em encomendas. De tudo um pouco, de muito para alguns. Vamos falando.

As listas aos órgãos autárquicos foram entregues, antes duma abordagem mais profunda, fica uma variável que pode, ou não, baralhar os resultados eleitorais em Évora. O Chega apresentou lista à Câmara Municipal, lista à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia Canaviais.

Deixo algumas interrogações.

Em quem irão votar os eleitores do Chega nas restantes freguesias? O académico José Carlos das Dores Zorrinho, PS, conseguirá sair da sua postura e agregar todo o PS Évora? João Guilherme Ramos Rosa de Oliveira, CDU, conseguirá estancar o declínio do PCP a partir de Bruxelas? Henrique Sim-Sim conseguirá levar o PSD a uma vitória histórica em Évora e transformar-se na voz de Évora e de todo o Alentejo?

Vamos falando.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

Caro? O azeite?

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar