Trata-se de uma linguagem universal, inclusiva e não discriminatória que permite às pessoas daltónicas identificar as cores. Segundo o Município, a adesão ao sistema “é uma boa prática”, na medida em que este constitui uma melhoria na “acessibilidade de segurança balnear nos diversos suportes de informação e comunicação através da cor”.
A alteração já está implementada nas bandeiras de praia (verde, amarela e vermelha), nos ecopontos de reciclagem e nos painéis de informação de serviços na praia.
“A autarquia pretende assim promover a inclusão e a integração das pessoas com daltonismo, pois a percepção da sinalização e da cor das bandeiras nas praias é um fator importante para a segurança dos banhistas”, refere a Câmara em comunicado.
Além da praia de Monsaraz, o Município “está a analisar a implementação deste sistema de identificação de cores para daltónicos também nos estabelecimentos de ensino e em espaços culturais e desportivos do concelho”.
Símbolos gráficos
O código ColorADD foi criado pelo designer português Miguel Neiva e baseia-se na representação das três cores primárias através de símbolos gráficos. Adicionando cores, torna-se fácil relacionar os símbolos respetivos e assim identificar toda a paleta de cores, com o branco e o preto a orientar as cores para as tonalidades claras e escuras.
A época balnear na praia fluvial de Monsaraz abriu no dia 1 de junho e termina no dia 22 de setembro, estando assegurada a vigilância das 9h00 às 19h00 pelos nadadores-salvadores.