Aí está o Évora Wine, com mais de 200 vinhos em prova, cultura e gastronomia

Nova edição de um dos maiores eventos do setor do vinho no Alentejo decorre até sábado. O Évora Wine tem por palco a Praça do Giraldo. Em prova há vinhos de 40 produtores da região.

Diz a organização que a ideia se mantém: um evento onde se juntam os vinhos e os sabores alentejanos, “aliados à cultura e tradições regionais”. A expectativa é superar os oito mil visitantes, nacionais e estrangeiros, num evento que ano após ano se afirma como um dos principais certames para a promoção do avinho alentejano.

Em prova haverá mais de 200 vinhos, de cerca de 40 produtores regionais, num evento apostado em “dar a conhecer o melhor da região – do vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia”.  O evento cresceu, ocupando toda a Praça do Giraldo, em Évora, o que segundo a organização “permite que os visitantes tenham uma melhor experiência e possam, junto dos produtores, partilhar saberes e sabores do Alentejo e degustar os néctares em prova”. 

O Évora Wine é de entrada livre, ainda que o copo para provar todos os vinhos presentes tenha associado um custo de 12 euros. Ao longo dos dois dias de certame (das 18h00 às 22h00) haverá não só provas de vinhos e de gastronomia, como música, a começar pelo cante alentejano de Os Almocreves.
Para esta sexta-feira às 19h00 está agendado um showcooking com chefe Filipe Ramalho, do restaurante Páteo Real (Alter do Chão), em harmonia com os vinhos da Ravasqueira e às 20h00 haverá espaço para mais provas gastronómicas com um showcooking a cargo dos chefes Jorge Peças e Carla Pereira, do Hotel Convento do Espinheiro, com harmonização vínica da Herdade da Mingorra. À mesma hora, haverá lugar para o fado de Mafalda Vasques, acompanhada por Edgar Baleizão e Lourenço Vaz da Silva.

Para jantar, os visitantes terão acesso a menus exclusivos nos restaurantes Balcão da Praça, Fogo e República das Empadas, que terão à sua disposição preços especiais para provar pratos representativos do melhor da gastronomia da região, em parceria com a Confraria Gastronómica do Alentejo. Mais tarde, pelas 21h00, haverá a entrega de prémios de excelência no vinho, gastronomia e cultural.

Sábado, o segundo dia do Évora Wine inicia-se às 18h00 com a habitual prova de vinhos que decorre até às 22h00, e a animação e as provas gastronómicas prolongar-se-ão até à meia-noite. Para as 20h00 está agendada mais uma sessão de showcooking, desta vez a cargo do chefe Francisco Malhão, do Restaurante Páteo dos Petiscos (Montemor-o-Novo), harmonizada com vinhos Quinta do Quetzal. Pelas 21h00 será a vez do chefe Gonçalo Queiroz, do Restaurante Origens (Évora) surpreender os visitantes com uma harmonização dos vinhos Fita Preta. A noite termina com a atuação da Banda Los Cochoneros.

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar