Alentejano Pedro Caixinha afastado do Santos sem vitórias no ‘brasileirão’

Natural de Serpa, Pedro Caixinha deixou esta segunda-feira o comando técnico do Santos, depois de três jornadas no Brasileirão sem qualquer vitória, numa época marcada pelo regresso do histórico clube de São Paulo ao principal escalão do futebol brasileiro.

“O Santos Futebol Clube informa que o técnico Pedro Caixinha não comanda mais a equipa profissional. Junto com ele, deixam o clube os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e o preparador de guarda-redes José Belman”, refere o clube em nota oficial.

Caixinha somou um empate e duas derrotas no arranque do Brasileirão, depois de ter alcançado as meias-finais do Campeonato Paulista, numa temporada marcada pelo regresso do Santos ao principal escalão do futebol brasileiro.

Entre os nomes sonantes da equipa destaca-se Neymar, regressado do Al Hilal, mas condicionado por problemas físicos, tendo realizado apenas oito jogos e marcado três golos. A formação paulista conta ainda com o argentino Rollheiser, contratado ao Benfica, e Gabriel Veron, emprestado pelo FC Porto.

O clube será agora orientado interinamente pelo antigo internacional brasileiro César Sampaio, tendo a direção agradecido a Pedro Caixinha e desejado “sucesso na continuidade da carreira”.

Natural de Beja, o técnico alentejano, de 54 anos, orientou o histórico clube que revelou Pelé e Neymar em 16 partidas, com um saldo de seis vitórias. Esta foi a sua segunda experiência no futebol brasileiro, após duas temporadas no Bragantino.

Ao longo da carreira, Caixinha destacou-se sobretudo no México, onde conquistou títulos ao serviço do Santos Laguna e do Cruz Azul. Passou ainda pelo Al Gharafa, do Qatar, Rangers, da Escócia, Al Shabab, da Arábia Saudita, e Talleres, da Argentina, além das passagens pela União de Leiria e Nacional.

Com a saída do treinador alentejano, o campeonato brasileiro perde mais um técnico português, permanecendo em prova Renato Paiva (Botafogo), Abel Ferreira (Palmeiras), Leonardo Jardim (Cruzeiro) e Pepa (Sport Recife).

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar