O novo Centro Escolar, onde foram investidos 2,2 milhões de euros, resulta da “beneficiação e ampliação” da antiga escola primária de São Luís, tendo sido inaugurado precisamente no primeiro dia de aulas do novo ano letivo, “dotando a comunidade escolar de melhores condições de ensino”.
Segundo o Município de Odemira, as intervenções em obras de manutenção e conservação dos edifícios escolares, nos vários agrupamentos, representam um investimento superior a um milhão de euros, incluindo a aquisição de mobiliário escolar.
“Em paralelo”, prossegue a mesma fonte, “o Município de Odemira tem em fase de contratação a empreitada para a construção do novo Centro Escolar do Almograve”, que incluirá jardim de infância e escola do 1.º ciclo, estando a preparar candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a requalificação das Escolas Secundária e Damião de Góis, em Odemira, e da Eng. Rafael Amaro da Costa, em São Teotónio.
“A educação é uma prioridade para o Município de Odemira, o que se traduz nos investimentos já realizados e previstos para a melhoria e criação de novas estruturas escolares, para dar resposta a todos os alunos e com melhores condições, assim como otimização dos serviços educativos prestados”, diz Isabel Palma, vereadora responsável pela área da educação, acrescentando que este ano letivo irá também ficar marcado por “uma proposta robusta de atividades para os alunos de forma a complementar as suas aprendizagens”.
Este ano o concelho de Odemira regista um aumento de 216 alunos face ao ano letivo anterior, no total de 3840 alunos nos vários níveis de ensino na rede escolar pública e privada, o que levou à criação de mais nove turmas.
Fonte municipal acrescenta que “estão a ser trabalhadas” novas respostas ao nível do pré-escolar nos jardins de infância de Foros do Galeado, Zambujeira do Mar e São Teotónio, ao mesmo tempo que o investimento em ação social escolar atinge este ano os 1,4 milhões de euros, 940 mil dos quais para o serviço de cerca de 15 mil almoços aos alunos dos vários níveis de ensino. O Município atribuiu igualmente vales para a aquisição de material escolar e conta investir 365 mil euros no transporte de 540 alunos.