O Município de Montemor-o-Novo promete uma “celebração da essência alentejana” com o espetáculo de abertura da Feira da Luz, marcado para esta noite. Os Monda vão levar a palco o seu folk/pop, com uma aproximação clara às novas tendências musicais, misturando a composição tradicional com novos temas, mas não estarão sozinhos. Para este concerto convidam Tim (o icónico vocalistas dos Xutos & Pontapés) e o montemorense Grupo Coral Fora d’Oras.
No segundo dia de feira, o palco principal é de Áurea e da sua inconfundível voz, de regresso este ano à Feira da Luz. Seguir-se-á uma sexta-feira com dose dupla: primeiro, com Valas, figura de topo do hip-hop nacional; depois, com Zinko, “conceituado e explosivo DJ” e produtor montemorense. O dia 31 (sábado) será dedicado ao rock & roll de estilo vintage com os The Lucky Duckies.
Aqui chegados, ainda haverá mais dois dias de concertos. A começar por David Carreira (dia 1 de setembro), que levará a Montemor-o-Novo a sua tour “Última Dança”, iniciada em abril deste ano e a que se seguirá uma pausa, sem data de regresso prevista. “Preciso dela para descansar, estar com a família e amigos, para ir buscar mais energia e inspiração para um próximo álbum”, conta David Carreira, que, como habitualmente, deverá levar a sua “legião de fãs” à Feira da Luz.
Finalmente, a edição deste ano terminará com chave de ouro, num espetáculo onde Herman José celebra os seus 50 anos de carreira.
À programação do palco principal soma-se o cartaz do palco tasquinhas, que mantém o seu propósito de apresentar propostas musicais. A música eletrónica, alternativa e os tributos a grandes nomes da música mundial terão lugar neste espaço, a partir do dia 28 de agosto (quarta-feira), com Sai do Chão – Tributo a Ivete Sangalo.
Amanhã será a vez dos Bateu Matou pisarem o palco com toda a sua energia, seguindo-se a a fusão de estilos da Fanfarra Káustika. No sábado o palco será de Pedro Simões, DJ da RFM. E a noite de domingo será para “puxar pelas vozes, escutar e cantar os clássicos” com o concerto de encerramento a cargo do “ABBA MIA – Tributo aos ABBA”.