PUBLICIDADE

É a partir do corpo que Vânia Rovisco se propõe descobrir o mundo

O Espaço do Tempo propõe para esta terça-feira, às 19h30, na XL Box, em Montemor-o-Novo, o espetáculo “No Corpo: Assim de Conhece o Mundo”, de Vânia Rovisco.

“No Corpo: Assim se Conhece o Mundo” é um espetáculo de Vânia Rovisco que desafia o público a uma experiência imersiva, onde cada participante se torna uma peça essencial do espetáculo. Com uma abordagem que explora a relação do corpo com o mundo e como este responde às emoções e às ações cotidianas, Vânia Rovisco convida-nos a refletir sobre o que nos move, comove e agita. 

Celebração da corporalidade e da existência, onde a dança e o movimento são usados para explorar e expressar as complexidades da vida, a performance propõe uma jornada através de diferentes estados do ser, buscando entender como nos relacionamos com o espaço, com os outros, e com nós mesmos em diferentes idades e momentos da vida.

“Percorrer um espetáculo de Vânia Rovisco”, assinala a sinopse de “No Corpo…”, “é como desatar a correr em todas as direções e encontrar num poro de pele o universo inteiro. É reconhecer repetindo, continuar coabitando, desenrolar acontecendo entre quatro dignidades: de pé, deitados, sentados, a caminho. Quatro maneiras de sermos plenamente nós próprios: Rovisco procura o que nos faz sentir em casa nos nossos corpos e o que nos faz percorrer o mundo. Perguntando sobre o que aflige, comove, move, agita, consola. Questionando o gesto regular de pisar o chão”.

Vânia Rovisco é performer e bailarina, criadora de instalações de peças duracionais através das quais explora e atualiza processos relacionais, com um trabalho fortemente ancorado na investigação e consequente criação de uma “corporeidade processual, feita em relação, trabalha com o público a fabricação de experiências mediadas por modelações espaciais, temporais e perceptivas”. 

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar