“Sempre achei que a música tinha poderes de máquina do tempo, de nos poder transportar para um momento do passado de uma forma tão sensorial e tão intacta que é como se voltássemos a estar inteiros ali, ao primeiro acorde”, diz Mafalda Veiga, acrescentando que o título do EP, “Geografia Particular”, remete para a ideia segundo a qual a música “possui um código” que remete para “uma geografia pertença de cada pessoa, um mapa interior de memórias e de emoções para onde cada canção que nos é especial consegue guiar-nos, a cada um de nós que a ouve, com a exatidão de um GPS”.
Este EP, prossegue a música com raízes familiares em Montemor-o-Novo, “fala sobre os sonhos e a vida de pessoas que não conheço e me comovem, sobre canções que simplesmente, e sem pensar em nada, prometi escrever e que, mesmo assim, com a imperfeita noção da sua inutilidade, querem poder significar tudo para alguém”.
É um trabalho por onde passam “encontros e desencontros, livros, discos, cidades trocadas e passos que não se acertam”, que fala “sobre os lugares da infância que cabem na concha da mão e sobre os castelos que erguemos enquanto pedimos às estrelas para não terem fim”.
Neste lançamento destaca-se o tema “De Fio a Pavio” com produção de João Só. “Esta canção foi escrita a imaginar-me numa noite e num lugar que mistura muitas noites e muitos lugares que guardo na memória: uma espécie de café noturno, com uma luz perfeita e íntima, música a passar mas não tão alto que não deixe espaço para confidências e gargalhadas, para cantarmos juntos, de fio a pavio, para brindarmos à vida tal qual ela é”, refere Mafalda Veiga.
Ainda sobre este tema, comenta que lá passam “as pessoas que admiro, mas também estão todas as pessoas que não conheço e com quem me imagino a cantá-la, em uníssono e em alta voz, nas salas de espetáculos por onde nos cruzamos”.
O videoclipe “De Fio a Pavio” foi realizado por David Bonneville, com direção de fotografia de Gonçalo Castelo Soares e montagem de Tomás Baltazar. A conceção e argumento são da autoria da própria Mafalda Veiga que também reuniu para este videoclipe pessoas da sua vasta geografia particular. Os atores Afonso Laginha e Francisca Sarmento são os protagonistas, com participações especiais de Pedro Granger e de Sofia Froes. O videoclipe conta ainda com nomes de relevo do meio cultural, tais como Filipa Leal, Maria Quintas, Pedro Rapoula, Ricardo Marques ou João Concha.