PUBLICIDADE

Guarda Fiscal de Évora desmantela rede de tráfico de tabaco

A Unidade Fiscal da GNR, através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) de Évora e sob a direção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Montijo, deteve um homem de 42 anos para cumprimento de pena de prisão efetiva de 12 anos.

Fonte da GNR indica que no âmbito de uma investigação que decorria há um ano, e que tem por objeto a investigação de uma organização criminosa internacional que se dedicava à introdução fraudulenta e comercialização ilícita de tabaco em território nacional, com origem no Reino de Espanha, foram realizadas diligências policiais que culminaram com o cumprimento de 12 mandados de busca, nove domiciliárias e três em estabelecimentos e armazéns, nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Montijo, Alcochete, Almada e Campo Maior.

No decorrer da ação, foram apreendidos mais de 60 quilos de tabaco de corte fino, sete veículos e 5.300 euros em numerário, alem de uma arma branca, material para transporte e acondicionamento do tabaco, como sacos, caixas e balanças, e vários equipamentos informáticos.

“O homem foi detido e entregue no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, para cumprimento da pena de prisão efetiva de 12 anos”, revela a mesma fonte, acrescentando que foram ainda constituídas arguidas 12 pessoas, com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos, indiciadas da prática de factos “suscetíveis de consubstanciar os ilícitos criminais de associação criminosa e introdução fraudulenta no consumo”.

Ao longo do último ano da investigação, apurou-se ainda que os arguidos terão introduzido em território nacional mais de 1.600 quilos de tabaco de corte fino, “com uma prestação tributária em dívida” no valor de 266 mil euros.

Na operação policial estiveram empenhados 44 militares da UAF, tendo contado com o reforço de militares da Unidade de Intervenção (UI) e dos Comandos Territoriais da GNR de Santarém e Setúbal.

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

PUBLICIDADE

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar