PUBLICIDADE

Montemor-o-Novo anuncia apoio de 307 mil euros à criação artística

A Câmara de Montemor-o-Novo assinou contratos-programa com quatro associações do concelho, que irá apoiar em 307 mil euros.

O Município refere que os apoios decorrem de candidaturas apresentadas pelas associações Alma de Arame, O Espaço do Tempo, Projecto Ruínas e Trimagisto aos apoios sustentados da cultura, tendo sido aprovadas pela Direção-Geral das Artes (DGArtes). 

Esse apoio sustentado envolve um financiamento por parte do Estado na ordem dos 80% do custo global dos projetos de criação artística, decorrendo as restantes verbas de receitas próprias das associações, onde se incluem apoios municipais, entre outros.

Em nota de imprensa, o Município refere que estes apoio de 307 mil euros, ao longo de 2024, se enquadra “no objetivo estratégico de promoção e desenvolvimento cultural, com base numa lógica de intervenção cultural em parceria com as forças vivas da comunidade, em particular com os agentes culturais e de criação artística”.

A Alma d´Arame receberá um apoio de 79.765 mil (60 mil no âmbito da candidatura aos apoios da DGArtes e 19.765 em apoio logístico), que inclui a organização do XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, a organização do Encontro de Marionetas Tradicionais na Feira da Luz, a continuação do projeto com a comunidade “Aqui também há pássaros” e a promoção de espetáculos no âmbito da Festa do Teatro de Montemor-o-Novo.

O Espaço do Tempo terá um apoio de 108.469 mil euros (93.301 euros no âmbito da candidatura aos apoios da DGArtes e 10.168 em apoio logístico), que abrange a programação mínima de cinco apresentações anuais de “Espetáculos para Toda a Família”, programação mínima de três apresentações anuais de grande público e a organização de atividades para público escolar.

Por sua vez, o Projecto Ruínas terá um apoio de 61.077 euros (30 mil no âmbito da candidatura aos apoios da DGArtes e 31.077 em apoio logístico), que envolve a criação e dinamização dos espetáculos “Mania” e “Verde ou Vert”, promoção e dinamização do Grupo de Teatro Escolar no Agrupamento de Escolas e do Grupo de Teatro para Adultos e a Coordenação técnico-pedagógica para o ano letivo 2023/2024 do Programa da Oficina de Teatro e do Imaginário.

Finalmente, a Trimagisto irá contar com um apoio de 57.685 euros (30 mil no âmbito da candidatura aos apoios da DGArtes e 27.685 em apoio logístico), que contempla a coprodução com o Município da Festa dos Contos, a programação de espetáculos e estreia no âmbito da Festa do Teatro e a organização mínima de duas residências artísticas com estreia em Montemor-o-Novo.

Fotografia: © Arquivo | Joana Calejo Pires/O Espaço do Tempo

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

PUBLICIDADE

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar