Segundo os dois municípios, num comunicado conjunto publicado nas suas páginas nas redes sociais, esta obra é comparticipada em 60% por fundos comunitários e surge na sequência das cheias de dezembro de 2022, que deixaram a ponte existente “bastante degradada”.
As autarquias explicam que o auto de consignação dos trabalhos já foi assinado e que a obra tem um prazo de execução de 300 dias.
Os municípios de Sousel e Avis celebraram também um protocolo que determina que cada autarquia vai suportar “50% dos encargos” com a construção da ponte, bem como “a totalidade dos encargos com a execução dos acessos rodoviários” localizados no seu território.
A atual ponte está situada na Estrada Municipal (EM) 508, no limite entre os concelhos de Sousel e Avis, junto ao entroncamento para a freguesia rural de Ervedal, concelho de Avis.
“Face às anomalias estruturais, à largura reduzida da via e à insuficiente secção de vazão, torna-se essencial a construção de uma nova ponte e respetivos acessos rodoviários, garantindo maior segurança e funcionalidade”, é referido no comunicado.
De acordo com o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, trata-se de um equipamento “extremamente necessário e fundamental” para o concelho que lidera e em particular para os munícipes que circulam naquela estrada. “Vai oferecer outras condições de segurança a todos aqueles que por ali circulam”.
Já o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, diz ser fundamental a construção desta ponte, uma vez que a atual encontra-se “numa fase muito avançada de deterioração”. Além de sublinhar que a nova ponte vai implicar “mais segurança” para os automobilistas, Manuel Valério revelou que tem também em curso uma obra de reabilitação no Caminho Municipal 1086 (CM1086).
Esta via liga a freguesia rural de Cano à Estrada Municipal 508 (EM508), envolvendo a empreitada promovida pela câmara um investimento na ordem dos três milhões de euros.