Numa carta dirigida ao presidente da Câmara de Évora, a concelhia social-democrata quer saber qual o montante total em dívida aos clubes e associações, referente a 2023, e quando serão liquidados os valores em dívida, não só do ano passado como também os relativos ao primeiro semestre deste ano.
De acordo com o vereador e presidente da concelhia, Henrique Sim-Sim, clubes e associações desportivas “ainda não viram qualquer pagamento ser realizado” em 2024.
“Estamos muito preocupados porque os atrasos vão-se acumulando e a dívida aos clubes desportivos também”, sublinha Henrique Sim-Sim, recordando que para além dos pagamentos dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo relativos ao primeiro semestre deste ano ainda não terem sido pagos, continuam também em “dívida” os pagamentos relativos a 2023 e que “já deveriam ter sido há muito liquidados”.
A situação já tinha sido denunciada, em abril, pelo PSD/Évora, que referiu existirem, “provavelmente mais de 200 mil euros” por pagar aos clubes. Só no caso do Aminata Clube de Natação, como então noticiado pela Alentejo Ilustrado, estavam por pagar mais de 80 mil euros.
“Tudo isto cria ao Aminata um grande problema de tesouraria, todos os meses. Para pagar os vencimentos, o gás, a eletricidade, tudo a tempo. E ainda pagar a dívida que temos aos fornecedores. Portanto, neste momento, quem está a suportar o clube são os fornecedores de serviços, a quem por vezes não conseguimos pagar dentro do prazo, e os investimento, muitos dos quais nos têm ajudado facultando algumas condições de pagamento mais vantajosas”, disse, na altura, o presidente do clube, Daniel Galvoeira, em entrevista à nossa revista.
O PSD sublinha agora que o Executivo CDU que gere a Câmara “já assumiu publicamente e muito recentemente perante os clubes que existem grandes dificuldades de tesouraria”, mas lembra que os clubes e associações “também têm compromissos a cumprir”, criticando que os pagamentos “continuem congelados”. Na carta, os social-democratas referem que “os clubes têm mantido a sua atividade e estão já a preparar a época 2024/2025 sem saber sequer quando vão receber as verbas que investiram ou as que recentemente contrataram” com a Câmara de Évora.
No passado dia 15 de julho, a Câmara de Évora, através do vice-presidente, Alexandre Varela, assinou, mais de meia centena de Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo (CPDD) com diversos agentes desportivos do concelho, num valor global superior a 800 mil euros. Segundo a autarquia, este montante inclui uma “componente financeira, mas, também, componente logística, na qual a cedência de equipamentos desportivos (pavilhões, complexo desportivo, piscinas e outros), transportes e outros bens públicos adquirem grande relevância”.