Quase 200 bombeiros ainda combatem incêndio em Ermidas-Sado

A Autoridade Nacional de Proteção Civil diz que o incêndio em Ermidas-Sado, concelho de Santiago do Cacém, está em fase de resolução, ainda que no terreno permaneçam, ao final da manhã de hoje, 192 operacionais e 65 veículos.

O trânsito foi reaberto ao início da manhã, de forma alternada, no Itinerário Complementar 1, estrada que esteve cortada nos dois sentidos desde as 17h00 de terça-feira. “A circulação foi reaberta e está a fazer-se alternadamente por uma das faixas do IC1, desde as 08h23”, explicou com da Proteção Civil.

O incêndio florestal na zona de vale da Eira, em Ermidas-Sado, que deflagrou na tarde de terça-feira, entrou em fase de resolução na madrugada de hoje, depois de ter chegado a ter três frentes ativas.

Por volta das 09h00 de hoje, fonte do Comando Sub-regional do Alentejo Litoral explicou que desde que a ocorrência foi dada como dominada “os meios no terreno estão em trabalhos de rescaldo e vigilância” uma vez que “há muitos pontos quentes e os meios estão a proceder ao seu arrefecimento”.

Já um outro fogo, que deflagrou próximo de Vila Alva, no concelho de Cuba, e que chegou a mobilizar mais de 120 operacionais, foi igualmente dominado na madrugada desta quarta-feira.

Recorde-se que o Governo decidiuprolongar a situação de alerta até às 23h59 da próxima sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para aumento da temperatura e risco agravado de incêndio rural.

O Ministério da Administração Interna indicou terem sido tomadas “todas as medidas de caráter excecional, outrora implementadas, serão mantidas durante este período”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

Caro? O azeite?

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar