De acordo com a mesma fonte, os primeiros quatro nomes da lista “estão praticamente definidos” e serão divulgados dia 10 de março. “Constituem a equipa com que queremos governar a Câmara”, comenta a mesma fonte, sublinhando que a definição de perfis “foi desenhada para dar resposta às àreas críticas da gestão autárquica”.
Professora no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e mestre em urbanismo, ordenamento do território e transportes, Carmen Carvalheira está na CCDR há cinco anos, com responsabilidades em áreas como o ordenamento do território e o ambiente ou a Agenda Digital do Alentejo, entre outras. É igualmente presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo.
O número três da lista também já estará definido. Sem surpresa, o presidente da concelhia do PS e secretário da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alentejo Central, Jonas José, foi o nome escolhido. Licenciado em direito, presidiu à Junta de Freguesia dos Canaviais entre 2013 e 2023.
A constatação é óbvia: nenhum dos elementos da atual equipa de vereação do PS na Câmara de Évora integra as primeiras três posições na lista que o partido irá apresentar às próximas autárquicas. “Não houve qualquer outro critério do que as competências específicas, a sua complementaridade, reconhecimento profissional e político e o respeito pelo princípio da paridade de género”, assegura a mesma fonte.