Wine Folly: Alentejo numa viagem entre vinhas, cultura e paisagem (c/ vídeo)

A Wine Folly, uma das principais plataformas mundiais de educação e divulgação sobre vinhos, acaba de estrear uma série exclusiva dedicada ao Alentejo. 

Intitulada “Alentejo MAPPED”, a produção leva a cofundadora da plataforma, Madeline Puckette, numa viagem de bicicleta pela região, onde enoturismo, cultura, sustentabilidade e paisagem se cruzam num retrato vibrante do território e dos seus vinhos.

Gravada em maio, durante uma semana de visitas a produtores e contactos com enólogos e responsáveis locais, a série resulta de uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e é composta por três episódios. A estreia aconteceu a 14 de julho no canal oficial da Wine Folly no YouTube, onde os episódios serão disponibilizados gratuitamente.

O primeiro episódio foca-se nas sub-regiões do Alentejo e no perfil único dos vinhos locais, com passagem por produtores como Esporão, Abegoaria, Herdade do Peso, Honrado Vineyards, Quinta do Paral, Mouchão, João Portugal Ramos, Dona Maria e Cabeças do Reguengo. Numa segunda fase, no âmbito da Rota dos Vinhos do Alentejo, a equipa teve ainda oportunidade de provar vinhos da Rocim, Adega de Borba, Casa Relvas, Tiago Cabaço Winery e XXVI Talhas.

“Esta série representa uma oportunidade única para a promoção internacional do Alentejo, beneficiando do alcance significativo da Wine Folly, que não só conta com uma comunidade global de seguidores como é reconhecida pela qualidade dos seus conteúdos e rigor na apresentação dos temas relacionados com o mundo do vinho”, sublinha Tiago Caravana, diretor de marketing da CVRA.

O segundo episódio, com lançamento previsto para 25 de julho, vai centrar-se nas sub-regiões da Granja-Amareleja e Vidigueira, voltando a destacar produtores como a Abegoaria, Herdade do Peso, Honrado Vineyards e Quinta do Paral. O terceiro e último episódio levará os espectadores até Redondo, Estremoz, Borba e Portalegre, onde serão apresentados os vinhos e as histórias de produtores como Mouchão, João Portugal Ramos, Dona Maria e Cabeças do Reguengo.

A seleção dos produtores foi feita diretamente pela equipa da Wine Folly, que procurou dar visibilidade à diversidade do Alentejo, reforçando o posicionamento da região como uma das mais relevantes e autênticas do panorama vitivinícola português, com um património cultural enraizado e uma ligação profunda ao terroir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

Caro? O azeite?

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar