PUBLICIDADE

Maria da Graça Carvalho irá assumir pasta do Ambiente e Energia

Maria da Graça Carvalho, atual eurodeputada social-democrata, será a próxima ministra do Ambiente e Energia. Trata-se de uma das surpresas do novo elenco governativo, esta quinta-feira apresentado por Luís Montenegro.

Nascida em Beja em 1955, Maria da Graça Carvalho é licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e doutorada pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, no Reino Unido. Integrou o Governo entre  2003 a 2005, primeiro como ministra da Ciência e do Ensino Superior e depois como ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior nos gabinetes dos primeiros-ministros José Manuel Durão Barroso (2003-2004) e Pedro Santana Lopes (2004–2005).

Em 2021 subscreveu uma carta onde mais de 100 personalidades pediram ao Governo a instalação no Alentejo de uma estrutura europeia permanente para o empreendedorismo, para ajudar a transformar a região no próximo ‘silicon valley’.

“O que o Alentejo precisa, neste momento, é exatamente de olhar para os seus setores económicos, modernizá-los, torná-los compatíveis, o ambiente com a área social, e também promover o aparecimento de pequenas e médias empresas da área tecnológica. Promover um par- que de tecnologia, no território, que crie emprego para fixar as pessoas… além de ter os financiamentos agora disponíveis, a região tem, do ponto de vista do ambiente, as condições para que as pessoas se fixem”, disse Maria da Graça Carvalho em entrevista à jornalista Júlia Serrão publicada no “Diário do Alentejo”.

Nessa mesma entrevista defendeu que o Baixo Alentejo “deveria fazer maior pressão” para que questões como as acessibilidade ficassem resolvidas, “porque se não se aproveitar estes financiamentos para o fazer, nos próximos anos será muito mais difícil”. 

“Do ponto de vista económico”, acrescentou, “faz todo o sentido para o País desbloquear a situação: nomeadamente porque há o porto de Sines que precisa estar ligado. Portanto, há aqui um modelo económico que se podia desenvolver com o aeroporto de Beja e o porto de Sines que era não era só bom para o Baixo Alentejo mas, como referi, para o País inteiro”.

Fica o elenco completo do próximo Executivo:

Primeiro-Ministro
Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros
PAULO RANGEL

Ministro do Estado e das Finanças
JOAQUIM MIRANDA SARMENTO

Ministro da Presidência
ANTÓNIO LEITÃO AMARO

Ministro Adjunto e de Coesão Territorial
MANUEL CASTRO ALMEIDA

Ministro dos Assuntos Parlamentares
PEDRO DUARTE

Ministro da Defesa Nacional
NUNO MELO

Ministra da Justiça
RITA JUDICE

Ministro da Administração Interna
MARGARIDA BLASCO

Ministro da Educação, Ciência e Inovação
FERNANDO ALEXANDRE

Ministra da Saúde
ANA PAULA MARTINS

Ministro das Infraestruturas e Habitação
MIGUEL PINTO LUZ

Ministro da Economia
PEDRO REIS

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
MARIA DO ROSÁRIO PALMA RAMALHO

Ministra do Ambiente e Energia
MARIA DA GRAÇA CARVALHO

Ministra da Juventude e Modernização
MARGARIDA BALSEIRO LOPES

Ministro da Agricultura e Pesca
JOSÉ MANUEL FERNANDES

Ministra da Cultura
DALILA RODRIGUES

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar